documentos para aluguel por temporada
Gestão

Veja quais os 5 documentos importantes para o aluguel por temporada

Alugar a sua casa ou o seu apartamento pode ser uma excelente opção para ganhar uma renda extra no final do mês, não é mesmo? No entanto, saber quais são os documentos importantes para o aluguel por temporada é fundamental para fazer esse tipo de negociação com mais segurança e tranquilidade.

Infelizmente, alguns proprietários se confundem a respeito da papelada ou não solicitam as informações corretas. Embora, na maioria das vezes, a locação ocorra sem problemas, tomar esse cuidado é bastante recomendável. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

1. RG

Como você já deve saber, RG é uma sigla utilizada para o famoso Registro Geral, que é o documento nacional de identificação civil no Brasil. Como o nome já diz, esse é um documento imprescindível para identificar a pessoa, uma vez que, além do número único, possui dados como nome, data de nascimento, filiação e foto.

2. CPF

O CPF é outro dos mais importantes documentos para aluguel por temporada. A sigla quer dizer Cadastro de Pessoas Físicas e é um registro mantido pela Receita Federal do Brasil, em que uma pessoa só tem o direito de se inscrever uma única vez. O seu número jamais pode mudar, a não ser por uma decisão judicial ou administrativa.

3. Contrato de locação

O contrato de locação por temporada, obviamente, é outro dos documentos essenciais, pois é o que traz legalidade para esse tipo de transação. Para a sua elaboração, você deve investir em informações importantes, como o endereço completo da propriedade, o nome da rua, número, bairro, CEP, cidade e estado, por exemplo.

Outras cláusulas que você precisa se atentar são as finalidades e restrições do uso, os cuidados quanto às regras e demais questões necessárias para o bom uso do imóvel, o montante a ser pago pelo período no qual o cliente estará na propriedade, o tempo da reserva, as condições gerais e possíveis multas ou penalidades.

4. Regulamento do condomínio

Caso o imóvel alugado seja uma casa ou apartamento que se encontre dentro de um condomínio, você deve anexar uma cópia do documento que estabelece as regras de convivência do edifício ou das áreas comunitárias. Ele serve para orientar a respeito da entrada de animais, uso da piscina por crianças, vagas de garagem e assim por diante.

5. Autorização de acesso

Da mesma maneira que há um regulamento específico para prédios e condomínios, pode ser que seja necessário, para os viajantes esporádicos, a apresentação de um documento que permita a sua livre entrada na portaria. Ele é chamado de autorização de acesso e, se for o caso, também precisa ser fornecido para o morador de temporada.

Como você pôde ver, os documentos para aluguel por temporada são bastante básicos e simples de serem fornecidos, sem atrapalhar essa ótima oportunidade para aproveitar todo o potencial do imóvel e de aumentar os rendimentos.

Gostou de aprender quais são os documentos importantes para o aluguel por temporada? Então não deixe de conferir também o nosso outro artigo sobre os prazos para locação!