Gestão

Imóvel por temporada: saiba como evitar problemas no pagamento!

O aluguel por temporada pode ser uma opção bastante rentável para um proprietário de imóveis. Colocar à disposição um local para hospedagens curtas está cada vez mais em alta, mas muitas pessoas ainda se preocupam com a hora de receber e não sabem como alugar o imóvel por temporada com segurança. A boa notícia é que existem formas de garantir um processo de locação tranquilo e sem surpresas na hora de receber.

Para ajudar você a ficar mais tranquilo e a ver que é possível confiar nessa modalidade de locação, preparamos um post com dicas para evitar problemas no pagamento, garantir sua lucratividade e manter a saúde financeira das suas hospedagens.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Confira a nossa lista e veja como ter o dinheiro na conta!

Seja flexível na hora de fechar o aluguel

Uma das formas de evitar problemas no pagamento é se adaptando às necessidades e preferências do seu hóspede na hora de fechar a locação. Em geral, proprietários exigem 50% do valor na hora da reserva e o restante no check in. De fato, essa é uma forma de evitar problemas, mas talvez você se depare com alguém que tenha outras necessidades.

Alguns hóspedes, para garantir a própria segurança, podem solicitar que essa porcentagem mude um pouco. Procure avaliar as situações e disponibilize opções que exijam 20% de entrada, por exemplo. Em contrapartida, você pode estipular regras mais rígidas em caso de desistência. Flexibilizando a negociação, você atrai mais interessados e aumenta as chances de garantir o pagamento integral, já que ambas as partes estarão confortáveis com as condições.

Garanta que tudo esteja descrito no contrato

Se você quer garantir uma transação segura e tranquila, é essencial que todos os detalhes do pagamento constem no contrato e que você só receba os valores quando o documento estiver assinado. A formalização da hospedagem assegura os seus direitos e faz com que o hóspede tenha a obrigação de seguir o que está descrito ali.

Deixe claras as formas de pagamento, os valores acordados e a multa aplicada em caso de danos ao imóvel, entre outros detalhes importantes. Se houver parcelamento, inclua também o preço de cada parcela. O contrato garante que você tenha respaldo jurídico caso algo não saia como combinado.

Conte com plataformas especializadas

Hoje em dia, é possível contar com plataformas próprias para locações por temporada. Além de outras garantias e facilidades oferecidas, esse recurso faz a cobrança via bloqueio do valor no cartão de crédito, assegurando o recebimento para o proprietário e confirmando para o hospede que o débito só ocorrera após a sua entrada no imóvel.

Se você tem imóveis para hospedagem ou pretende disponibilizar a sua propriedade para aluguel por temporada, é essencial que os processos sejam transparentes e que você conte com a ajuda de uma empresa de gestão de locação, que vai auxiliá-lo em todos os processos, divulgar o seu imóvel, oferecer um sistema de reservas, garantir a segurança na hora do pagamento e promover uma série de vantagens. A Conviva é uma empresa que ajuda proprietários e hóspedes a contarem com processos transparentes e sem dores de cabeça.

Agora que você sabe como evitar problemas no pagamento, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram, com conteúdos incríveis sobre aluguel por temporada e outros assuntos!