manutenção preventiva em imóvel por temporada
Design

Afinal, como fazer manutenção preventiva em imóvel por temporada?

A obtenção de renda passiva por meio da locação de propriedades é uma ideia bastante atraente para boa parte das pessoas e, realmente, trata-se de uma opção que pode ser muito lucrativa. No entanto, isso é algo que requer alguns cuidados e, por isso, você não pode deixar de aprender como fazer manutenção preventiva em imóvel por temporada.

Investir nesse tipo de atitude não apenas contribui para preservar a sua casa ou apartamento por muito mais tempo, como também pode evitar problemas com os hóspedes e diversas dores de cabeça, além de trazer economia em médio e longo prazo. Confira o conteúdo a seguir e conheça algumas dicas bastante úteis nesse sentido!

Verifique o sistema hidráulico

Uma das formas de fazer manutenção preventiva é verificar como anda o sistema hidráulico da propriedade. Tenha em mente que não são todos os casos em que é possível visualizar um vazamento a olho nu e, por isso mesmo, é preciso redobrar a atenção para infiltrações e vazamentos internos.

Uma das maneiras de fazer isso é checando a potência e o fluxo dos jatos das torneiras e chuveiros, além de sempre observar se a conta de água está sendo coerente com a utilização e o número de reservas daquele mês. Outro ponto que merece observação é o esgoto, cuja eventual falha pode trazer sérios contratempos.

Faça a manutenção dos equipamentos

Todo mundo que atua no setor de imóveis sabe que uma das coisas que mais chamam a atenção das pessoas nesse mercado são os equipamentos disponibilizados para uso. Sendo assim, manter esses itens em bom estado e sempre bem limpos é imprescindível para quem ganha dinheiro com o aluguel por temporada.

É importante apostar na manutenção preventiva, fazendo não apenas a lavagem periódica dos equipamentos após o uso de algum hóspede, mas também verificando o funcionamento adequado e reparando eventuais falhas. Foco especial na geladeira e no ar-condicionado, que são muito usados e essenciais para uma boa estadia.

Evite problemas de mau cheiro

O mau cheiro é um problema bastante desagradável em um imóvel de aluguel por temporada e pode, dependendo da intensidade do odor e da reação dos hóspedes, minar a sua credibilidade e atrapalhar a divulgação da sua propriedade.

Além de fazer a limpeza com uma boa periodicidade e de trocar os lixos, é preciso estar atento a alguns itens, como o sifão. Ele é responsável por proteger o retorno de gases nas tubulações do sistema de esgoto sanitário. Observe sempre se esse dispositivo está danificado e, em caso positivo, promova a sua troca imediatamente.

Faça a lavagem de tapetes ou cortinas

Por fim, um dos diferenciais de quem trabalha com o aluguel por temporada é manter o asseio em um nível elevado, passando a impressão de que tudo é novo para os hóspedes. Por isso, de tempos em tempos, é imprescindível fazer a lavagem de tapetes ou cortinas, preferencialmente com produtos especiais para esses itens.

Como pôde ver ao longo deste conteúdo, ao fazer manutenção preventiva em imóvel por temporada, você evita uma série de problemas, eleva o nível de satisfação com a sua propriedade e, de quebra, consegue mais reservas.

Gostou de aprender como fazer a manutenção preventiva? Então confira outros conteúdos como este curtindo nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.