Marketing para Aluguel de Temporada
Inovação

Como usar de forma eficiente o marketing para locação por temporada

Não deixa de ser um clichê, mas quem deseja conquistar bons lucros sabe que a propaganda é alma de qualquer negócio. Por isso, entender como usar de forma eficiente o marketing para locação por temporada pode fazer toda a diferença para aumentar o número de reservas e, consequentemente, o seu faturamento.

Muitos proprietários têm buscado nesse tipo de locação uma maneira viável de rentabilizar suas casas de veraneio ou outras residências extras que possam ter. Entretanto, ainda se trata de um mercado relativamente novo e nem todos sabem como dar os primeiros passos da maneira correta.

Se essa situação é familiar e você deseja obter bons lucros com os seus imóveis, continue lendo e veja como melhorar os resultados dos seus anúncios. Tenha uma boa leitura!

Qual é a importância do marketing para o aluguel por temporada?

Muito mais do que fazer uma simples propaganda, o marketing é uma ferramenta essencial para qualquer negócio. Afinal, por meio dele é possível traçar um plano de ação que permita ao mercado ver com bons olhos o produto ou serviço que se deseja comercializar.

Sendo assim, essa estratégia também é útil para os proprietários que desejam locá-los por temporada. Caso o locador consiga usar essa ferramenta de maneira eficiente, aumentará a visibilidade e o interesse do público-alvo pelo imóvel, o que pode acarretar no aumento do número de locações.

Atualmente, apesar do marketing tradicional ainda proporcionar bons resultados, a grande propulsora do aluguel por temporada é a internet. Existem diversos sites especializados em hospedagem e turismo, os quais têm se posicionado estrategicamente nesse contexto, oferecendo o melhor ao consumidor a um clique.

Portanto, é preciso saber como se posicionar diante desse cenário, com metodologias acertadas e real compreensão de como o marketing digital integra as novas oportunidades que surgem no mundo online, pode aumentar o número de reservas em seus imóveis e a rentabilidade alcançada com eles.

O que acontece se não existir um investimento em marketing?

Conceitualmente, marketing é um conjunto de estratégias que permitem a um produto ou serviço criar e entregar valor a um determinado público-alvo, de modo a satisfazer as suas necessidades e proporcionar lucro ao empreendedor. Diante disso, fica claro que essa ferramenta é muito mais do que apenas uma maneira de fazer anúncio na internet ou no jornal local, pois ela envolve todas as características do negócio que se pretende promover.

Sendo assim, se o proprietário deseja que o seu imóvel esteja sempre locado, é preciso que ele se preocupe em realizar de forma correta as estratégias de marketing. Caso contrário, serão grandes as chances de que a residência fique sempre vazia, o que irá acarretar em prejuízos.

Quais são as principais dicas?

Para se ter bons resultados, é preciso fazer marketing corretamente. Sendo assim, reunimos sete dicas que auxiliarão nas suas ações de marketing, o que permitirá impulsionar a divulgação dos seus imóveis e, consequentemente, melhorar o faturamento dessa residência.

Invista nas redes sociais

Vamos começar com fatos: no Brasil, existem 149 milhões de usuários ativos em redes sociais, e esse número representa 66% da população. Portanto, se você não alimentar as redes sociais de modo constante e com conteúdo relevante, corre o risco de ficar fora do alcance desse grande número de pessoas.

Obviamente, você não precisa falar para todo mundo, mas sim descobrir qual é o seu público e adequar a linguagem para trazê-lo para perto dos produtos anunciados e dos posts sobre os imóveis.

Peça depoimentos de outros clientes

Dentre as diversas estratégias no marketing, uma das mais eficientes é o uso dos gatilhos mentais na comunicação do negócio. Ao utilizá-las da maneira correta, aumenta-se as chances que o possível cliente realize a compra — no seu caso, alugue o imóvel — pois ele é persuadido a tomar uma decisão.

Existem vários gatilhos mentais, sendo que um dos mais importantes é a prova social, a qual se baseia em utilizar depoimentos de clientes antigos para provar ao público-alvo que você é confiável e que compensa alugar o imóvel.

Para utilizar essa estratégia, incentive os hóspedes a deixarem comentários positivos nas plataformas digitais de locação por temporada, como no Airbnb. Isso dará mais segurança aos outros usuários na hora de fechar negócio com você.

Tire fotos incríveis da propriedade

Quando alguém deseja alugar um imóvel por temporada, essa pessoa procurará, entre as diversas ofertas disponíveis, aquela que melhor atenderá às suas necessidades. Por conta disso, é preciso ter meios que permitam a sua residência se destacar frente a concorrência, sendo as boas imagens um grande diferencial para o seu anúncio.

Fotos de boa qualidade não só transmitem profissionalismo ao usuário de internet como, de fato, permitem que ele veja, com clareza, como realmente é o seu espaço. Lembre-se de que você não deve ficar apenas no básico, com fotografias comuns e desinteressantes. Pelo contrário: valorize o melhor da residência e faça imagens que realmente despertem o interesse de quem as vê.

Surpreenda o hóspede

Uma das formas mais eficientes de manter um imóvel sempre alugado é conseguir conquistar o seu hóspede. Assim, além do fato dele escrever um bom depoimento nas plataformas digitais, existe grande possibilidade dessa pessoa voltar a se hospedar em sua residência. Além disso, saiba que é importante investir na fidelização de seus hóspedes, pois isso sempre traz bons resultados.

Para isso, proporcione uma experiência positiva, a qual seja inesquecível. Lembre-se de que, ao alugar um imóvel por temporada, a pessoa deseja se sentir em casa, por isso é importante fornecer o máximo de conforto possível, além de prestar um bom atendimento. Uma boa dica é entregar algo a mais na estadia.

Compartilhe os principais eventos da cidade

Talvez você tenha se perguntado quando dissemos sobre atualizar as redes sociais constantemente: como ter tanto assunto para falar sobre imóveis? Bom, é aí que mora um dos grandes segredos do marketing digital. O propósito não é sempre abordar o consumidor de forma direta como acontecia na propaganda televisiva, mas sim despertar pouco a pouco o interesse dele pelo que você tem a oferecer, gerando conteúdo relacionado à sua oferta.

Por isso, ao compartilhar os principais eventos que acontecerão na cidade onde se encontra a sua propriedade, você consegue despertar a atenção do usuário sem ficar o tempo todo falando apenas do imóvel, o que pode se tornar bastante chato para o seu público-alvo.

Seja cordial e não demore para responder

qualidade do seu atendimento também determina o sucesso no aumento das reservas. Repare que em redes sociais como o Facebook, quando você tem uma página empresarial, a própria plataforma informa ao usuário quanto tempo em média você demora a responder quem entra em contato.

Tal métrica influencia na maneira como as pessoas avaliam o seu atendimento. Hoje na internet não faltam botões de avaliação e espaços para descrição a respeito da experiência tida no contato com determinada empresa ou pessoa que disponibiliza um produto ou serviço.

Você, inclusive, deve habilitar tal botão a fim de que todos possam opinar e os demais vejam a sua boa reputação, gerando confiabilidade e bons resultados. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre o marketing de relacionamento, que é essencial no mix de ações que se deve realizar para locar um imóvel por temporada.

Se gostou de saber como usar o marketing para aluguel por temporada de maneira eficiente, aproveite também para aprender como atrair hóspedes pelo LinkedIn e outras dicas e informações do setor na nossa página!