como ganhar dinheiro com imóveis
Gestão

Descubra agora como é possível ganhar dinheiro com imóveis

Muitas pessoas se questionam sobre a vantagem de adquirir casas e apartamentos como forma de investimento. De fato, há como ganhar dinheiro com imóveis, mas, para isso, é preciso conhecer bem o mercado imobiliário. Dessa forma, é possível encontrar boas oportunidades de negócios.

Quer descobrir como lucrar no mercado de imóveis? Preparamos este artigo para ajudá-lo. Acompanhe!

Será que é vantajoso investir em imóveis?

Nos últimos anos, o mercado imobiliário passou por altos e baixos e foi muito impactado pela recente crise do País, o que afetou os preços de venda e fez com que algumas pessoas desistissem de apostar nessa modalidade de investimento. No entanto, aos poucos esse cenário está mudando.

Atualmente, com a redução da taxa SELIC, os juros do financiamento ficaram menores e os investidores do setor de imóveis estão bem mais otimistas. De acordo, com a revista Exame, os lançamentos e a venda de imóveis residenciais em 2018 devem crescer 10% em relação ao ano anterior.

Mas, como e em que investir no mercado imobiliário? Veremos a seguir.

Como ganhar dinheiro com imóveis?

Terreno

Para aqueles que desejam investir em um terreno, é importante estar atento a alguns detalhes, inclusive às condições físicas do local. Para fugir de prejuízos, evite espaços desnivelados e lugares pantanosos ou com risco de erosão.

Além disso, investigue a possibilidade de valorização da localidade. Às vezes, um terreno não fica muito próximo a um grande centro comercial ou a uma área nobre, mas alguns sinais, como construção de estradas e obras de infraestruturas, podem indicar que futuramente a região se valorizará.

Construção

Já para os que querem construir  um imóvel para depois colocá-lo à venda, é necessário tomar alguns cuidados.

Por exemplo, não adianta edificar uma casa de alto padrão em um local onde vivem pessoas de baixa renda. E o contrário disso também é verdadeiro, ou seja, um imóvel de baixo padrão construído em área nobre.

Outro ponto a ser levado em consideração é o apelo da região.

Em um lugar próximo a um centro urbano, o ideal é construir vários apartamentos pequenos para abrigar pessoas que passam a maior parte do dia no trabalho. Por outro lado, em localidades mais familiares, casas com vários cômodos e uma área externa maior costuma ter mais liquidez de venda.

Além disso, escolher uma boa empresa ou profissionais qualificados para executar a construção também é extremamente importante, já que, ao construir um imóvel para venda, você fica responsável pela garantia do mesmo pelo período de 5 anos.

Locação de longo prazo

Investir em imóveis para alugar é um dos principais objetivos de pessoas que compram uma segunda casa.

De fato, esse é um bom negócio se feito da forma correta. De novo, o segredo é identificar o perfil da região. Por exemplo, em um lugar em que há um centro universitário, seria interessante comprar imóveis mais espaçosos ou um prédio com vários apartamentos pequenos. Em ambos os casos fica mais fácil alugá-los para estudantes.

Já em uma área urbana, o rendimento do aluguel pode vir de um estabelecimento comercial,  um prédio de escritórios ou de imóveis localizados perto de opções de transporte público ou centros financeiros.

Aluguel por temporada

Quando falamos em locação por temporada, logo pensamos em imóveis de veraneio em cidades turísticas, mas os donos de imóveis localizados em regiões urbanas já podem também lucrar com as suas propriedades locando-as por curta temporada.

Afinal, nos grandes centros há viajantes a negócios e turistas que desejam conhecer a cidade — além de ser uma região com grande concentração de serviços, lazer e entretenimento.

Esse é um tipo de negócio que vem crescendo muito e para ter sucesso, é preciso proporcionar uma boa experiência para os hóspedes. Além disso, é necessária uma boa divulgação da residência para evitar que fique desocupada por longos períodos.

Essa é uma modalidade de locação que, em geral, proporciona rentabilidade maior do que a locação tradicional, mas, por outro lado, exige maior dedicação para dar certo.

Por isso, é importante o proprietário avaliar se terá disponibilidade para cuidar de todas as ações operacionais que esse tipo de locação exige, como controle de entrada e saída de hóspedes e programação de limpeza e manutenção.

Porém, não se assuste! Se você não tem disponibilidade de tempo mas quer operar nessa modalidade de locação, já existem empresas especializadas que auxiliam na gestão e repassam os rendimentos ao proprietário sem que ele precise se preocupar com nada.

Enfim, quando realizada com uma boa estratégia e planejamento, a compra de um imóvel pode ser um negócio bem interessante e lucrativo, pois, além de adquirir um patrimônio, você ainda pode gerar receita com ele.

Gostou de descobrir como ganhar dinheiro no mercado imobiliário? Se você deseja contar com uma ajuda especializada para fazer a gestão de locação por temporada de sua propriedade,  entre em contato com os profissionais da Conviva!