Como funciona o Airbnb
Inovação

Saiba como funciona o Airbnb e alugue seu imóvel por temporada

O Airbnb é uma plataforma de locação por temporada que busca oferecer aos turistas a possibilidade de vivenciar uma experiência na cidade escolhida como se fosse um morador local, com muito mais pessoalidade do que em um hotel, já que a hospedagem é feita em residências, individuais ou compartilhadas.

Para os proprietários de imóvel, é uma forma muito interessante de fazer um dinheiro extra, já que permite lucrar com um imóvel que está vago ou sem uso em determinados períodos.

Quer saber como funciona o Airbnb e quais as principais vantagens e desvantagens que ele traz para quem coloca um imóvel para operar na modalidade de aluguel por temporada? Continue a leitura, confira as melhores práticas!

Como funciona o Airbnb?

O Airbnb é uma plataforma na qual pessoas que vão viajar podem pesquisar imóveis para locação por curta temporada em diferentes localidades, seja a viagem com objetivo de lazer ou negócios. Os perfis do anfitrião e do viajante são avaliados um pelo outro após as estadias, processo que cria uma espécie de reputação, tanto do imóvel quanto do hóspede e do anfitrião. Quando um viajante se interessa pelo seu espaço, você pode aceitá-lo ou recusá-lo, caso as avaliações não agradem.

Ao proprietário, é permitido fazer bloqueios de calendário limitando períodos de disponibilidade, fixar preços de diárias por período, exibir taxa de limpeza, incluir as regras da casa e apresentar previamente não só as características do imóvel como também se é indicado para família e crianças e se é permitido animais de estimação ou não, por exemplo.

Os hóspedes procuram a plataforma por ela oferecer facilidade de comunicação e um serviço que, além de hospedagem, mostra opções de experiências de lazer nas localidades.

O Airbnb cobra uma comissão do proprietário e outra do hóspede, e o restante do valor é liberado para o proprietário 24 horas após o hóspede chegar ao local.

Como se cadastrar no Airbnb?

Depois de saber como funciona o Airbnb, é importante entender como deve ser feito o cadastro do imóvel na plataforma. Para isso, é preciso acessar o site do Airbnb e seguir as nossas dicas abaixo. O cadastro é gratuito e bastante rápido.

  • Passo 1: acesse o site e clique no botão de cadastro. Você pode usar a sua conta do Google ou do Facebook, a sua ID Apple ou inserir um e-mail válido.
  • Passo 2: informe seu e-mail, seu nome, sua data de aniversário e a senha escolhida para acesso à plataforma. Clique no botão em que está escrito “Cadastre-se” e avance.
  • Passo 3: leia a política do Airbnb e veja se você concorda com os termos de serviços da empresa. Se sim, clique e prossiga.
  • Passo 4: valide seu e-mail e número de telefone.
  • Passo 5: envie sua foto para a plataforma. Essa é uma medida que garante a segurança de todos.
  • Passo 6: crie um anúncio do seu perfil.

Pronto! Seu cadastro foi concluído. Ainda assim, existem outras dicas para que você consiga ser mais bem-sucedido no aluguel por temporada.

Crie um perfil

Uma vez cadastrado, é hora de você complementar algumas  informações para garantir um perfil que transmita segurança e transparência. Isso porque um perfil completo ajuda seus hóspedes a conhecer você melhor, gerando empatia e criando maiores chances de efetivações de reservas no seu espaço. Você pode contar em que cidade mora, suas experiências culturais, preferências de viagens e tipos de hospedagem. O clima deve ser agradável.

Estabeleça as datas para hospedagem

Após o preenchimento completo do perfil, é hora de selecionar as datas que estarão disponíveis para aluguel do seu imóvel. Deixe claras as informações sobre cada data e as diferenças entre elas, como valores, ofertas e outros dados.

Determine quantidade mínima de dias para hospedagem

Outra informação imprescindível para oprar melhor o Airbnb é definir a quantidade mínima de dias para aluguel. Alguns locais, durante altas temporadas, estipulam o mínimo de 5 a 7 diárias. Em outras épocas, no entanto, a duração da hospedagem pode diminuir. O importante, aqui, é deixar a informação clara.

Quais as melhores formas de divulgar meu imóvel?

Não basta só estar no Airbnb, é preciso saber as melhores práticas na hora de anunciar seu imóvel. Veja abaixo algumas dicas importantes.

Descreva o imóvel da melhor forma

Para encantar o hóspede do outro lado da tela, procure descrever seu imóvel de maneira completa. Especifique metragem, número de cômodos, presença de cozinha completa e áreas de lazer, como piscina ou hidromassagem. Assim, fica mais fácil para o hóspede visualizar o que o espera durante a viagem.

Tire boas fotos

É importante que você disponibilize diversas fotos do imóvel, seu entorno e vista das janelas. Para isso, deixe o imóvel arrumado e sem objetos pessoais. É importante, também, aproveitar a luz natural na hora de fotografar e fazer com que os ambientes fiquem amplos e harmoniosos.

Esteja sempre disponível para interessados

Outro fator determinante nas hospedagens é ter um anfitrião disposto e com tempo para responder aos principais questionamentos. Os usuários da plataforma costumam enviar diversas mensagens, e, em geral, aqueles que se mostram disponíveis tem a preferência na hospedagem. Isso porque as respostas rápidas mostram transparência, simpatia e objetividade.

Quais as vantagens?

A principal vantagem de usar o Airbnb é a exposição que o seu imóvel recebe. Não importa se é um apartamento, uma casa ou até mesmo um quarto: há sempre quem esteja interessado em fazer a locação.

O Airbnb é uma plataforma que tem crescido muito. Por isso, não será incomum que você venha a receber visitantes de outros países. Outra vantagem é que é possível evitar problemas de pagamento, pois o viajante paga antes de se hospedar. A plataforma repassa o dinheiro ao proprietário em pouco tempo.

Quais as desvantagens?

O Airbnb é uma plataforma que conecta hóspedes e proprietários e que dá visibilidade para o seu anúncio, mas o proprietário terá que lidar diretamente com toda a comunicação com os hóspedes, tirar a dúvida dos interessados, resolver eventuais problemas de manutenção, limpeza, processo de check-in e checkout etc.

Além disso, é cobrada uma taxa sobre o valor total da locação, abatida do valor repassado ao proprietário.

O Airbnb é a melhor opção?

É importante entender que o Airbnb é uma opção interessante pelo intercâmbio cultural e pela exposição que o imóvel recebe. No entanto, pode não ser a melhor opção para quem quer, de fato, obter a melhor rentabilidade com o imóvel e não ter dor de cabeça se preocupando com a gestão da locação. Existem empresas no mercado, especialistas em gestão de locação por temporada, que representam uma forma bem mais eficiente e segura para quem está pensando em alugar por temporada.

Isso porque a empresa especializada cuidará de cada etapa da locação, deixando o proprietário muito mais tranquilo. Ela também se encarrega da divulgação do imóvel em outras plataformas, além do Airbnb, e de responder dúvidas dos interessados e hóspedes, algo que deve ser feito pelo proprietário se fizer o seu anuncio no Airbnb com seu perfil pessoal.

Além disso, a empresa só ganha pelas locações efetivadas e pode impulsionar o volume de locações por meio dos seus recursos de marketing e de gestão. Ela avalia e adapta a precificação, assim como programa manutenções preventivas e pode cuidar de qualquer suporte ao hóspede que seja necessário. O lucro é transferido ao proprietário sem que ele tenha qualquer desgaste operacional com as locações, ou seja, é uma forma de reduzir os maiores erros no aluguel por temporada.

A Conviva é uma gestora de locação de imóveis por curtas temporadas e que oferece aluguel rápido, gestão competente e fácil localização dos imóveis. Agora que você já sabe como funciona o Airbnb e por que uma gestora especializada pode operaá-lo com um perfil profissional e oferecer mais tranquilidade e rentabilidade para o seu imóvel, que tal entrar em contato conosco?